A varicocele diferente do que muitos pensam, não é uma doença urológica, ela é uma doença de origem vascular que acomete a região dos testículos dos homens e interfere na fertilidade masculina. Ela é uma das principais causas tratáveis de infertilidade masculina, entretanto nem todo portador de varicocele é infértil.
Estima-se que até 50% dos homens que são diagnosticados com infertilidade primária, ou seja, que nunca tiveram filhos, a varicocele seja a causa dessa infertilidade, da mesma maneira em 80% dos homens que apresentam a infertilidade secundária, ou seja, que já tiveram filhos.
Na varicocele, a rede vascular responsável por irrigar os testículos podem apresentar anomalia nas válvulas que impedem o refluxo sanguíneo e esse acúmulo de sangue provoca uma dilatação da rede venosa, como nas varizes.
Na infertilidade é resultado da compressão causada por essas veias varicosas e leva a quadros de oligozoospermia e uma diminuição do volume testicular, mas pode, porém pode ser revertida cirurgicamente, através da correção da varicocele.
Conheça o processo varicoso
Todas as áreas do nosso corpo precisam ser irrigadas pelo sangue, que ajuda na oxigenação das células e carrega as suas impurezas que serão metabolizadas pelo fígado.
A circulação sanguínea é realizada dentro de um circuito fechado, que possui o coração como ponto de referência, além disso as artérias são os vasos responsáveis pelo transporte do sangue do coração para o corpo como um todo e a rede venosa, faz toda a execução de retornar o sangue das muitas partes do corpo para o coração.
O processo varicoso acontece quando há problemas relacionados ao funcionamento dessas válvulas, fazendo com que o sangue venoso acumule, fazendo com que haja a dilatação das veias, além da sua flacidez e fragilidade.
Quando há a estagnação do sangue também tem um agravamento do funcionamento das válvulas, fazendo com que haja uma piora no quadro com isso levando á formação de veias mais escuras e alongadas, as varizes.
Quando isso afeta as veias responsáveis pelo retorno venoso dos testículos, leva o nome de varicocele.
O que é varicocele?
É uma doença no qual apresenta defeitos nas válvulas da rede venosa testicular levando a um refluxo sanguíneo e consequentemente à dilatação das veias, formando varizes.
É um processo que aumenta a pressão e temperatura interna dos testículos afetando a gametogênese, levando a quadros de oligozoospermia e que pode ter uma evolução para azoospermia.
Os testículos são ligados na sua porção superior a uma estrutura chamada cordão espermático, dentro do qual passam o ducto diferente, canal que leva os espermatozoides até a uretra, as artérias e as veias testiculares.
Na varicocele, a rede de vasos responsável pelo retorno venoso dos testículos, possui defeitos em suas válvulas de controle, acarretando dificuldades para evitar o refluxo sanguíneo.
Com isso o sangue fica acumulado na região e a rede venosa fica inchada, fazendo com que as veias fiquem mais frágil, ficando com formatos sinuosos e coloração arroxeada.
Quando acontece a diminuição do retorno venoso testicular há o aumento da pressão e da temperatura dos testículos, especialmente sobre as estruturas presentes no cordão espermático, prejudicando de maneira severa a espermatogênese, causando a oligozoospermia ou até a azoospermia.
Não é possível que haja a prevenção da varicocele, já que é uma doença hereditária, porém as consequências dela, principalmente a infertilidade pode ser evitada com o tratamento precoce da doença.
Como a varicocele é uma doença tempo-dependente, os sintomas vão se manifestando de maneira progressiva e vão apresentando uma piora com o passar do tempo, por isso quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de evitar complicações que causam infertilidade.
Além disso, ela é considerada a principal causa de infertilidade masculina, afetando até 15% dos homens, sendo a maioria assintomáticos.
Entenda os sintomas da varicocele
Por ser na maioria dos casos assintomáticas, os sintomas da varicocele podem passar despercebidas, e a desconfiança pelo diagnóstico começa aparecer em exames de rotina ou quando há tentativas de engravidar e não há sucesso.
Nos homens que apresentam sintomas, a varicocele se manifesta na sensação de dor e peso constante na região da bolsa escrotal, além da diminuição no volume testicular, que pode vir a atrofiar quando não tratado corretamente.
Quando há casos mais graves, pode ocorrer a dilatação vascular acentuada possível de observar as veias arroxeadas, largas e visivelmente anormais, ao redor da bolsa escrotal já no exame clínico inicial.
Como é realizado o tratamento para varicocele?
Ele é feito através de uma microcirurgia, que busca o desbloqueio das veias comprometidas e faz o sangue procurar trajetos alternativos por veias saudáveis.
Porém, em alguns casos a infertilidade não consegue ser restaurada, mesmo após o tratamento microcirúrgico. A demora para buscar tratamento é a maior causa de risco para infertilidade permanente.
Quando acontece esses casos, algumas técnicas de reprodução assistida podem fazer com que estes homens tenham filhos biológicos.
As técnicas mais indicadas são a Inseminação Artificial (IA) e a Fertilização in vitro (FIV), quer saber mais sobre essas duas técnicas? Clique aqui para entender mais sobre IA e aqui para FIV.
Ficou com alguma dúvida sobre a varicocele? Marque uma consulta para que a gente possa saná-las.