Thumbnail-fertilização-in-vitro-2

Entenda o que é Fertilização in Vitro (FIV)

Sonha em ser papai ou mamãe mas tem algum problema de infertilidade? Invista na fertilização in vitro que tem evoluído com grande sucesso no Brasil, tendo em média até 55% de sucesso.

A fertilização in vitro (FIV) é um tratamento de reprodução humana assistida que está cada vez mais em alta no Brasil. Nesse tratamento a produção de ovários da mulher é impulsionada para que haja mais óvulos quando comparado com a produção natural. Após esse processo, os óvulos são recolhidos através de uma punção que é guiada por um ultrassom transvaginal e fertilizados pelos espermatozoides em laboratório. Geralmente o ciclo da fertilização in vitro dura em média duas semanas para sua conclusão.

Esse processo também pode ocorrer com óvulos, espermatozoides ou embriões doados, inclusive para mulheres sem parceiros ou casais homoafetivos.

Entenda as etapas da fertilização in vitro:

Estimulação ovariana

A mulher precisa fazer uso de hormônios injetáveis para que haja a estimulação do desenvolvimento dos folículos, que são bolsas de líquidos que podem conter um óvulo. O processo de estimulação pode durar de 10 a 12 dias e é sempre acompanhado por exames de ultrassom e eventuais doses hormonais para melhor coordenação do processo. Isso pode melhorar sua eficiência e ajuda a evitar a produção de óvulos em excesso.

Estimulacao-ovariana

Coleta e seleção dos óvulos

Como citado no começo do texto, esse processo é realizado através de uma agulha que é colocada em um aparelho de ultrassom onde o líquido dos folículos ovarianos são aspirados. Assim essa parte das etapas é feita com uma leve sedação e dura de 15 a 30 minutos. Em uma estufa especial os óvulos mais saudáveis e maduros seguem para o processo de incubação, onde é simulado o corpo da mulher e assim aguardam o momento da fertilização convencional ou ICSI.

Coleta e seleção dos espermatozoides

Esse processo é feito por masturbação dentro de uma sala privativa da própria clínica. Dessa forma isso ocorre para evitar qualquer contaminação e para ter agilidade no tratamento da amostra. Caso haja falta ou o paciente seja vasectomizado, é necessário realizar uma punção nos testículos. Mas em todos os casos as amostras passarão por um preparo em laboratório, que tem como objetivo selecionar os espermatozoides mais saudáveis para o processo de fertilização.

CTA-Facebook

Fertilização in vitro (FIV)

Após as seleções, ambos entram em contato para a fertilização no laboratório e armazenados em uma estufa que possui a mesma temperatura e outras condições do corpo da mulher. Na maioria dos casos quando a quantidade ou qualidade dos espermatozoides são baixas. Assim a chance da fertilização dos óvulos pode ser aumentada usando a injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI), ou seja injeta um espermatozoide dentro do óvulo e essa fertilização é observada no tempo de 18 a 22 horas.

fertilização-in-vitro-desenho

Transferência dos embriões

No período de dois a cinco dias o embrião está pronto para que seja transferido, que é realizado com um uso de um cateter bem delicado e tem como objetivo de ser depositado dentro do útero. Para uma maior eficácia, o médico usa um ultrassom que mostra onde é o melhor local na cavidade uterina. Importante lembrar que, após o procedimento a paciente não faça esforço físico e continue tomando os medicamentos que dão suporte para o tratamento.

E quando fazer o exame de gravidez para saber se a fertilização foi um sucesso?

O exame pode ser realizado entre 9 até 15 dias depois da transferência.

Segundo o site da SBRA “Em relação aos ciclos de fertilização in vitro, os dados de 2019 mostram que a técnica vem crescendo no Brasil ao longo dos anos. Nesse ano, foram realizados 43.956 ciclos de fertilização, o que representou um crescimento de mais de 800 ciclos em relação ao ano anterior, cerca de 2%. São Paulo lidera o procedimento, com 21.162 casos, o que representou 48% do total do país. Em segundo e terceiro lugares ficaram os estados de Minas Gerais (4.312) e Rio de Janeiro (4.905).”

Quanto tempo dura o tratamento e quais as chances de engravidar?

O tempo total do tratamento com todas as etapas costuma durar aproximadamente uns 25 dias.

Gravidez-casal-mãos-vitro

A probabilidade da gravidez ter sucesso depende de inúmeros fatores, que juntos têm uma grande influência diretamente na questão da fertilidade. Sendo eles a faixa etária , passando por todos os diagnósticos e até o estilo de vida do casal.

Grande parte da avaliação do sucesso da fertilização in vitro está ligada à idade, ainda mais para as mulheres, por exemplo: pacientes de 35 anos têm até 60% de chances, entre 35 a 38 anos essa chance já diminui para 40% e até os 40 anos cai para 30%, diminuindo mais com o passar dos anos.

A fertilização in vitro (FIV) é um procedimento que proporciona para muitos homens e mulheres a chance de realizar o sonho de construir uma família. Caso deseje saber mais sobre o procedimento, entre em contato conosco para agendar uma consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você: