A infertilidade feminina consiste quando um casal não consegue engravidar após 1 ano de tentativa, tendo relação sexuais com frequência e não fazendo uso de nenhum método contraceptivo.
Conheça as causas da infertilidade em mulheres
Dentro dos fatores de infertilidade, 40% são masculinas, inclusive separe um tempo para ler o nosso artigo sobre “Riscos para a Fertilidade Masculina”, 40% são femininos, 10% os dois apresentam algum tipo de problema e os outros 10% são considerados de infertilidade sem motivo aparente, mesmo realizando exames.
Em 25% dos casos de infertilidade feminina acontecem por anovulação, ou seja, a mulher não ovula com regularidade e os principais fatores dessa condição são ovários policísticos, alterações nos hormônios da tireoide, na prolactina, uso de remédios ou até falência ovariana precoce.
Nos outros 15% dos casos o motivo é endometriose, ou seja, dentro do útero existe um tecido chamado endométrio, que responde aos hormônios progesterona e estrogênio, ele que recepciona o embrião e oferta todas as condições para que haja a implantação.
O endométrio deve ter somente dentro do útero, porém em algumas mulheres esse tecido está espalhado sobre o ovário, bexiga, trompa e outros órgãos, por isso, quando há a endometriose, toda vez que a mulher for menstruar, esses tecidos espalhados também apresentam pequenos sangramentos, que acabam provocando cólicas progressivas durante a menstruação e dores na hora das relações sexuais.
É importante ressaltar que 11% da infertilidade feminina é causada por problemas nas trompas, onde possuem problemas para conseguir pegar o óvulo do ovário, é na trompa que acontece o encontro do óvulo com o espermatozoide, com isso há a formação do embrião e após isso ele é encaminhado para o útero, onde se fixa.
O fator que mais causa complicações tubárias são as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
Os outros 11% são fatores uterinos e o mais comum é o pólipo, que fica dentro do endométrio, funcionando como se fosse um DIU, ou seja, provocando reação inflamatória do endométrio e trazendo dificuldades na implantação, além de causar sangramentos intrauterinos abundantes e irregulares.
Além dos pólipos, há miomas, tumores benignos que são causados por um enovelado de fibras musculares do útero que acabam crescendo de maneira desorganizada, formando um nódulo.
Se o mioma estiver muito próximo do endométrio ou das trompas, podem trazer dificuldades na formação e implantação do embrião.
Além disso, é importante lembrar que conforme a idade da mulher for passando a sua fertilidade vai diminuindo, já que a produção e a qualidade dos óvulos caem, por isso, a mulher que tiver com idade superior a 35 anos, que não consegue engravidar após 6 meses de tentativa, é orientada a buscar auxílio médico.
Conheças as 5 principais causas que resultam na infertilidade feminina
1 – Causas Hormonais
Geralmente levam a irregularidades menstruais, como o hipotireoidismo, hipertireoidismo e ovário micro policístico.
2 – Causas Anatômicas
É considerado causa anatômica, quando as estruturas consideradas importantes para a parte reprodutiva apresentam alguma alteração estrutural, como por exemplo, no útero pode ser encontrado miomas e pólipos, na trompa podem ter lesões causada pela endometriose ou até mesmo por uma laqueadura, além disso, os ovários também podem mostrar estruturas císticas como endometriomas ou tumorações como teratomas.
3 – Causas Infecciosas
São as doenças sexualmente transmissíveis, causadas por clamídia, ureaplasma, micoplasma ou gonococo, estes são responsáveis pois causam infecções nas trompas e com isso deixam sequelas e dificultam a gravidez.
4 – Causas Autoimunes
São doenças imunológicas que geralmente não dificultam o processo de engravidar, porém pode ocorrer um aumento significativo de abortos.
5 – Causas Genéticas
São as mulheres que possuem alterações genéticas e com isso apresentam dificuldades para engravidar ou até para manter a gestação.
Já nos homens, a causa mais comum de infertilidade é a varicocele, saiba mais sobre ela lendo o nosso artigo, basta clicar aqui.
Entenda como descobrir se a mulher é estéril
É importante lembrar, que todo casal que está buscando engravidar, se após um ano de tentativa não obter sucesso, é obrigatório procurar um especialista.
A infertilidade é o quadro de dificuldade para engravidar reversível, ou seja, após a realização de tratamentos, o casal conseguirá ter uma gestação.
Já a esterilidade é um quadro irreversível, ou seja, não tem chance alguma de ter filhos.
Entretanto hoje em dia, com a Reprodução Assistida, são raros os casos que não possuem tratamento, entenda mais sobre clicando aqui.
Conheça os tratamentos para a infertilidade feminina
Os tratamentos podem ser clínicos através de medicamentos, cirúrgicos ou por reprodução assistida.
Alguns tratamentos indicados proporcionam a mulher engravidar quantas vezes quiser, de maneira espontânea, sem necessidade de ir atrás de nenhum tratamento.
Quando não é possível fazer o tratamento com medicamentos ou cirurgias, é indicado tratamentos de reprodução assistida, que podem ser divididos em tratamentos de baixa complexidade, como o coito programado ou inseminação artificial, ou tratamentos de alta complexidade como a fertilização in vitro (FIV).
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e marque uma consulta agora mesmo!