Thumbnail-congelamento-de-ovulos

Congelamento de óvulos – Qual é a idade certa para realizar?

São muitas mulheres que possuem dúvidas ou até problemas que acabam impedindo a gravidez enquanto jovens.

A partir daí começam surgir incertezas sobre a idade certa para realizarem o congelamento dos óvulos.

Entenda sobre a reserva ovariana

Todas as mulheres já nascem com uma reserva pronta de óvulos que são amadurecidos e liberados após a primeira menstruação e com isso a cada mês essa reserva vai se reduzindo até chegar à menopausa.

Especialistas em reprodução humana compreendem que mesmo antes de ocorrer a menopausa a fertilidade feminina pode estar se esgotando, em um período de 10 anos antes de acontecer a menopausa, a fertilidade já começa a abaixar.

Por esse motivo, é muito importante realizar o congelamento de óvulos em um período em que a quantidade de óvulos é boa e adequada, por isso é recomendado que o congelamento dos óvulos aconteça antes dos 35 anos de idade.

A quantidade de óvulos acaba variando também de mulher para mulher, afinal algumas podem chegar em determinada idade com diversos óvulos e outras na mesma idade podem acabar tendo poucos.

Com o passar da idade, quanto mais velha a mulher for, menor a chance de engravidar e maior o risco de aborto, isto acontece porque com o avanço da idade a qualidade dos óvulos é pior.

Há teorias que tentam explicar essa redução na qualidade dos óvulos, sendo a primeira é que como a mulher já nasce com os óvulos, ao longo da vida acabam sendo expostos a radiação e substâncias teratogênicas, por isso os óvulos que serão fecundados no fim da vida reprodutiva acabam sofrendo maior exposição a teratógenos.

A segunda teoria é que os óvulos que possuem uma melhor qualidade possivelmente respondem melhor o estímulo, por isso acabam sendo liberados logo no início da vida reprodutiva, fazendo com que nos últimos anos só fiquem os de pior qualidade.

Por isso, você precisa escolher o momento certo para fazer o congelamento de óvulos.

congelamento-de-ovulos-fecundação

Congelamento de óvulos, entenda a idade certa para realizar o procedimento

A menopausa geralmente acontece entre os 45 e 55 anos, porém, é válido ressaltar que a fertilidade pode começar a declinar 10 anos antes.

Com o passar dos anos, há uma redução nas chances da concepção, principalmente se você tiver hábitos ruins, como fumar, usar drogas ou bebidas alcóolicas.

Dessa maneira, a idade que é recomendada para o congelamento dos óvulos é até os 35 anos.

Entenda quando o congelamento de óvulos é indicado

Hoje, por conta do fácil acesso a diversos métodos anticoncepcionais, e como diversos casais escolhem adiar a primeira gestação, as mulheres acabam engravidando após os 30 anos. O único problema do ponto de vista reprodutivo é que nesta fase a fertilidade já pode estar caindo.

Por isso, o principal motivo para o congelamento dos óvulos é o desejo em adiar a gravidez para uma idade mais avançada, além disso há outros motivos para o congelamento dos óvulos, como:

  • Histórico familiar de menopausa precoce;
  • Necessidade de tratamento para câncer;
  • Falência ovariana precoce;
  • Congelamento de óvulos que acabaram sobrando após uma coleta de um ciclo de Fertilização In Vitro (FIV).
congelamento-de-ovulos-congelamento

Congelamento de óvulos, entenda como é procedimento

A coleta de óvulos acontece após a estimulação ovariana através de medicamentos, chamado de ciclo artificial.

Após o começo do ciclo menstrual acontece uma análise do útero e administração de hormônios para a estimulação do ovário para produzir óvulos maduros.

Esses processos são todos acompanhados por um exame de ultrassonografia chamado de controle de ovulação.

Quando os óvulos estiverem maduros o médico especialista irá realizar a coleta do maior número possível de óvulos e esta coleta acontece pela via transvaginal. O médico realizará uma ultrassonografia transvaginal utilizando uma pequena agulha onde puncionará o folículo ovariano para aspirar o óvulo.

A coleta acaba sendo um procedimento um pouco desconfortável e geralmente a mulher poderá ter um pouco de dor abdominal após a realização do procedimento, porém este processo não traz riscos para a mulher.

Os óvulos que foram captados são armazenados em nitrogênio líquido a 196ºC negativos para o congelamento onde serão armazenados durante 10 anos, esta técnica é chamada de vitrificação dos óvulos.

CTA-Instgram
Siga-me no Instagram: https://www.instagram.com/dralexandrerossani/

Saiba quanto tempo os óvulos podem ficar congelados antes da FIV

É recomendado que o óvulo seja usado em no máximo 10 anos após o seu congelamento.

A técnica de vitrificação dos óvulos permitiu que as perdas dos óvulos durante o congelamento e descongelamento gira em torno de 5%. Além de ter ajudado a popularizar o método para a paciente com baixa reserva ovariana que quer guardar seus óvulos para realizar uma Fertilização In Vitro (FIV) em algum outro momento da vida, com os óvulos congelados

Ficou com alguma dúvida? Marque uma consulta conosco agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você: