tratamento-para-engravidar-thumbnail-2

Quero engravidar, quais as opções?

O sonho de toda mulher é engravidar de maneira natural, mas sabemos que nem sempre é fácil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 278 mil casais não conseguem ter filhos no Brasil, isso representa um total de 15%. Além disso a estatística mostra que metade dos casais sem diagnóstico de infertilidade, conseguem engravidar sem um tratamento médico, já uma outra parte acaba precisando procurar um tratamento para engravidar.

Quando procurar um tratamento?

Se você e seu marido são saudáveis e estão a mais de um ano tentando, então é indicado que procurem por um profissional especializado em reprodução humana. Esse especialista conseguirá fazer uma avaliação mais profunda da saúde dos órgãos reprodutores desse casal antes de apontar um tratamento para engravidar.

É preciso ressaltarmos que, esse período de tentativa é indicado a casais de até 35 anos, pois acima dessa idade é comprovado cientificamente que a capacidade de reprodução apresenta uma queda considerada.

Dessa maneira, casais que a mulher tem acima de 35 anos o período de tentativa é de seis meses. Passando esse período é preciso procurar a ajuda de um profissional para avaliar a necessidade de tratamento.

tratamento-para-engravidar-medico

Conheça os tratamentos para engravidar

A medicina reprodutiva evoluiu muito nos últimos anos, tanto que existem técnicas que são de baixa complexidade até as mais elaboradas. E os principais tratamentos são:

  • Coito programado;
  • Inseminação Artificial;
  • Fertilização in Vitro (FIV);
CTA-Instgram

Como é realizado cada tratamento para engravidar?

Coito programado

O mais comum é o coito programado, esse tratamento é feito com estimulação ovariana, assim através de medicamento hormonal e a ovulação é acompanhada por meio da ultrassonografia.

Com base nesse exame, o profissional identificará com exatidão os dias férteis da mulher, dessa forma indicará em qual dia o casal deverá ter relação sexual, aumentando a chance de conseguir engravidar.

Esse tratamento é necessário que tenha o acompanhamento de um médico, pois, ao estimular a ovulação, é preciso avaliar a quantidade de folículos em crescimento e prevenir o surgimento do quadro de Síndrome de Hiperestimulação Ovariana (SHO) e isso pode trazer problemas à saúde da mulher.

tratamento-para-engravidar-Coito-programado

Inseminação Artificial

Esse é um dos tratamentos para engravidar e é considerado um procedimento de baixa complexidade. Ele é indicado para casais cujo as mulheres apresentam distúrbios ovulatórios ou quando o homem mostra alteração seminal discreta.

É comum esse tipo de tratamento quando o ambiente uterino se mostra desfavorável ao espermatozoide. Assim sendo que esse procedimento encurta o caminho que o espermatozoide percorre até o óvulo. Essa técnica estimula a ovulação e quando chega o dia da ovulação é inserido o sêmen processo do homem na cavidade uterina com o auxílio de uma cânula.

Esse tratamento é muito utilizado por mulheres quando o assunto é produção independente e a indicação para a realização desse procedimento deve vir de um médico especialista.

Fertilização in Vitro (FIV)

É tida como o tratamento para engravidar que possui uma maior complexidade. Enquanto na inseminação a concepção do embrião ocorre no útero, na FIV esse processo é realizado todo em laboratório.

Nesse procedimento a mulher também passa por um processo de estimulação ovariana com doses mais altas da medicação. Assim para que o médico consiga coletar esses óvulos para depois serem manuseados em laboratório, e o mesmo acontece com o espermatozoide do parceiro.

Será feito a seleção dos melhores espermatozoides para fecundar o óvulo pelo embriologista e depois de todo o processo, que geralmente dura em torno de um clico menstrual que é de 28 a 30 dias, é necessário esperar mais 9-12 dias para realizar o teste de gravidez.

fertilização-in-vitro-desenho

Quais são as chances de sucesso em um tratamento para engravidar?

Quando realizado em um local seguro e maneira individualizada as taxas variam entre 45-60%. Portanto dependendo de cada casal e do número de tentativas que foram realizadas.

Os outros tratamentos possuem índices menores de sucesso, sendo que fatores como idade e causa da infertilidade de maneira direta nas taxas. Para saber qual o melhor tratamento para engravidar, é preciso consultar um médico especialista em reprodução humana assistida. Ficou com alguma dúvida sobre algum dos tratamentos que comentamos? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você: