A obstetrícia é o braço da Medicina que trata da saúde da mulher durante a gravidez, o parto e no período logo após o nascimento da criança, nos primeiros 28 dias de vida.
A palavra “obstetrícia” vem do Latim “obstetrix” e quer dizer “ficar ao lado”, porque esse profissional acompanha a paciente e fornece assistência, auxiliando no nascimento da criança. Esse é o significado da palavra “obstetrícia”.
Por também lidar com o sistema reprodutor feminino (útero, trompas e ovários) e com a saúde da mulher, a obstetrícia pode estar associada à ginecologia, sendo que ambas trabalham juntas para garantir qualidade de vida à paciente, durante um dos períodos mais delicados da vida da mulher.
É uma gravidez de mais de um feto. Dessa forma, ela pode acontecer porque o embrião se partiu, gerando gêmeos idênticos, ou porque, a mulher ovulou mais de um óvulo e foi fecundada por espermatozoides distintos, assim gerando mais de um bebê – nesse caso eles são diferentes.
Incompetência istmo–cervical (IIC) ou insuficiência cervical é a condição médica em que o colo uterino reduz de tamanho e se dilata antes do fim da gravidez, geralmente durante o segundo trimestre. Contudo pode ser causado por defeitos anatômicos ou lesões locais. Afeta cerca de 1% das mulheres.
A definição de aborto é a perda fetal antes de 22 semanas de gestação ou a perda de um feto com peso inferior a 500 g. Contudo, aborto espontâneo é uma fatalidade comum, que acomete de 15% a 25% das mulheres que engravidam. Assim é considerado uma das maiores frustrações da vida reprodutiva de um casal.
Nossas pacientes têm auxílio e acompanhamento para eventuais emergências 24h, de segunda à segunda.
Curetagem uterina é um procedimento cirúrgico que consiste na raspagem do útero por meio de uma cureta. Assim no pós-abortamento esse procedimento é realizado para extrair os restos placentários que permanecem no útero, principalmente nos casos de abortos inseguros.
O principal objetivo da atenção pré–natal e puerperal é acolher a mulher desde o início da gravidez. Dessa forma assegurando, no fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal.
A escolha entre os trabalhos de parto normal ou cesária é uma etapa muito importante e significativa na vida da mãe e do bebê. Porém, é um direito de toda gestante ser informada sobre a melhor maneira de dar à luz. Então ela deve conhecer o próprio corpo, como acontece o trabalho de parto, e os riscos e vantagens que cada um representa.
Para fazer uma consulta com o Dr. Alexandre Rossani ou com a Dra. Márcia Moraes, clique no botão abaixo para, e então diga que marcou a consulta à partir do site!
A ultrassonografia obstétrica, ou ultrassonografia pré-natal, é o uso da ultrassonografia médica na gravidez. Assim as ondas sonoras são usadas para criar imagens visuais em tempo real do embrião ou feto em desenvolvimento no útero. É feito ultrassom em cada consulta.
Oferecemos todo o apoio e acompanhamento do bebê, desde o pré-natal até o pós-parto. Todo o acompanhamento do pré-natal é feito com o auxílio da ultrassonografia, de maneira delicada e minuciosa.
Após o sucesso da Reprodução Assistida, é feito todo o acompanhamento do bebê e oferecemos todo o suporte emocional e na saúde da mãe.
Rua das Orquídeas, 667 – Jardim Pompeia, Indaiatuba -SP
Faça seu agendamento por telefone
Compartilhe