Terapeuta Integrativa
Thumbnail-O-que-é-REIKI

O que é o Reiki?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Reiki é considerado uma terapia integrativa, onde o reikiano estica as mãos perante algumas partes do corpo para canalizar a energia vital universal, que tem como objetivo trazer o equilíbrio entre o corpo e a mente. Além disso, essa terapia é reconhecida pela OMS e é aplicado pelo SUS.

O que é Reiki?

É um sistema de cura que ativa, canaliza e aplica a energia vital universal em qualquer ser vivo que queira equilibrar a energia, que pode estar com as frequências baixas.

O reikiano, que é a pessoa que aplica, é capaz de articular esse envio. Dessa forma escolhendo os símbolos que são mais apropriados para cada situação e conduzindo a energia para determinados pontos do corpo ou ambiente.

Para que serve o Reiki?

O Reiki serve para equilibrar a energia de um ser vivo, proporcionando a cura física, mental e espiritual, e a ampliação da consciência. Normalmente, quem procura o Reiki pela primeira vez apresenta algum problema de saúde, que vai desde alguma dor até ansiedade e depressão, entre outros distúrbios psicológicos.

Porém, a atuação do Reiki vai muito além, por exemplo, se você recebe ele de maneira contínua, há uma melhora significativa no sistema imunológico, traz mais clareza para os pensamentos e pode até abrir caminhos que estavam travados por conta de alguma situação.

Entenda o que é a energia vital universal

É tudo que vibra em nosso planeta, tudo que tem vida e é a tradução da palavra japonesa reiki: rei significa universal e ki, energia vital que flui em todo o ser vivo.

A energia vital universal, é a energia que nos proporciona estar em nosso estado mais puro, é a energia que nos oferece equilíbrio, ainda que a nossa volta esteja o caos.

Quais os benefícios o Reiki pode trazer para a saúde mental e física?

O tratamento é indicado para pessoas que sofrem de ansiedade, estresse, insônia e desequilíbrios de maneira geral, que podem gerar doenças físicas ou emocionais. Afinal, muitas doenças que produzimos são psicossomáticas, por isso, quando estamos equilibrados energeticamente, conseguimos evitar o surgimento delas.

As sensações de paz, conforto, bem-estar, relaxamento e tranquilidade podem serem percebidas desde a primeira sessão. Ao longo do tempo, o tratamento auxilia como uma terapia alternativa e adicional na cura de diversas enfermidades.

É importante ressaltar que não é recomendado parar com o tratamento médico tradicional, afinal, o Reiki vem como alinhado para o seu bem-estar e alinhamento do sistema energético, fazendo com que isso potencialize os outros tratamentos que estão sendo realizados.

Como é uma sessão de Reiki?

Geralmente as sessões de Reiki duram de 50 minutos até 1 hora, onde a pessoa irá deitar em uma maca e então o reikiano realiza uma breve meditação para conseguir se conectar com a energia e começar a aplicação. Não é preciso tocar no corpo do paciente.

Depois, o reikiano desenha os símbolos no ar ou fala seus nomes, desse modo eles são ativados e é possível orientar a energia para o local do corpo que irá recebê-la. No geral, todas as aplicações acontecem nos sete chakras principais, além de outros pontos do corpo, como: orelhas, pés, olhos e joelhos.

O que são os Chakras? E como eles atuam?

Chakras são locais no corpo por onde acontece a fluidez da energia e existe diversos chakras espalhados pelo corpo, mas geralmente falamos de sete chakras principais, que são:

Básico (Muladhara)

Localizado no períneo, representado pela cor vermelha e está relacionado à nossa vitalidade, sobrevivência, energia física e ter os pés no chão, ou seja, estar conectado à Terra. Além disso, ele também está conectado com a glândula suprarrenal, que é uma das mais importantes do corpo humano.

Umbilical (Svadhisthana)

Ela está cerca de 3 dedos abaixo do umbigo e é relacionado ao sistema reprodutor à sexualidade, criatividade, sensualidade e sentir prazer, que vai além do sexual, mas sim pela vida A cor que o representa é a laranja.

Svadhisthana-2

Plexo Solar (Manipura)

Está ligado ao sistema digestivo e também à nossa mente racional, a vontade de aprender e saber sobre as coisas e também ao nosso ego. Ele está localizado na boca do estômago e é representado pela cor amarela.

Cardíaco (Anahata)

Fica na altura do coração. É o chakra do amor, da compaixão e da autoestima, além de ser o chakra intermediário entre os inferiores e os superiores, proporcionando a ligação entre eles. Sua cor é o verde, que representa cura ou o rosa, que representa o amor.

Anahata-2

Laríngeo (Visuddha)

Fica na garganta, está ligado a tireoide, comunicação e como nos posicionamos perante os outros. A cor que o representa é o azul celeste.

Visuddha-2

Frontal (Ajna)

Esse chakra é o famoso terceiro olho, aquele que enxerga o invisível e fica localizado no centro da testa. É o chakra da intuição e a cor que o representa é o azul índigo.

ajna-2

Coronário (Sahasrara)

Esse é o chakra da coroa, localizado no topo da cabeça, onde nos liga a energias superiores, espiritualidade. Sua cor pode ser branca, dourado ou violeta.

Existe contraindicações? Quem pode aplicar o Reiki?

Não! Por ser um sistema energético, o Reiki pode ser aplicado em todas as pessoas.

Para aplicar o Reiki você precisa ter sido iniciado por um mestre-professor, para que ele abra os canais que permitem que a energia flua.

Quantos níveis de Reiki existem?

São 3 níveis mais o mestrado, a aplicação pode ser realizada desde o nível 1. Em cada nível a pessoa recebe a quantidade de símbolos e isso vai variando de acordo com a linha de cada mestre que está ensinando.

– Nível 1: o aluno pode aplicar o Reiki em si e em outras pessoas, mas somente de maneira presencial e deve seguir uma sequência determinada de posições das mãos.

– Nível 2: aqui o aluno já pode aplicar o Reiki à distância.

– Nível 3: o aluno já é mestre de si mesmo com este símbolo e grau, além de ficar mais livre para aplicar conforme a necessidade de quem está recebendo.

– Nível 4: aqui ele recebe o grau de mestre-professor, ou seja, pode ensinar outras pessoas.

E você já praticou o Reiki? Como foi a sua experiência? Conta aqui para nós e se caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco.

Mais conteúdo para você:

Thumbnail-Mielomeningocele
Dr. Alexandre Rossani

O que é a Mielomeningocele?

A Mielomeningocele é também conhecida como espinha bífida aberta, ou seja, ela é uma malformação congênita presente na coluna vertebral da criança. É uma condição

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *