O crescimento fetal é um processo importante que acontece quando o bebê está se desenvolvendo dentro da barriga da mãe. Queremos te mostrar como acompanhar esse desenvolvimento de maneira simples e clara.
O acompanhamento do crescimento fetal é uma parte essencial do cuidado pré-natal, ou seja, durante esse acompanhamento você irá acompanhar juntamente a um profissional se o bebê está crescendo e se desenvolvendo de maneira saudável enquanto está na sua barriga, como um “check-up” regular para o bebê antes mesmo dele nascer.
Afinal, queremos ter certeza de que o bebê esteja recebendo os nutrientes e oxigênio que precisa para crescer forte e saudável.
Conheça as 4 maneiras de acompanhar esse crescimento fetal
1 – Consultas pré-natais
As consultas regulares com o médico de sua escolha são superimportantes. Eles vão acompanhar a medida da barriga e acompanhar o peso dela, o que também ajuda a entender como o bebê está crescendo. Se está crescendo de acordo com a sua idade gestacional.
2 – Ultrassonografias
Esses exames são como uma janela mágica que permite ver o bebê dentro da barriga da mãe. O médico pode medir o tamanho do bebê, ver como está a placenta e verificar a quantidade de líquido ao redor do bebê, além de conseguir detectar se há alguma má-formação nos morfológicos de 1º e 2º trimestre.
3 – Batimento Cardíaco
Ouvir o coraçãozinho do bebê é um dos momentos mais emocionantes, além de ser uma forma essencial de acompanhar a saúde dele. O médico vai fazer isso durante as consultas para ter certeza de que o coração do bebê está batendo forte e se está dentro dos batimentos por minuto da idade gestacional.
4 – Movimentos do Bebê
A mãe pode ajudar a acompanhar o bebê sentindo todos os seus movimentos. Se o bebê estiver se mexendo bastante, mesmo quando você não está deitada de barriga para cima, isso é um ótimo sinal, afinal bebê que se mexe com constância é sinônimo de muita saúde.
Além de tudo isso que citamos acima, o importante é que esse acompanhamento nos ajude a detectar qualquer problema precocemente, caso exista, e tomar medidas para garantir que tanto a mãe quanto o bebê sejam saudáveis.
Às vezes, a mãe pode precisar de orientações especiais para cuidar do bebê, como comer alimentos saudáveis, descansar o suficiente ou tomar vitaminas que estejam faltando de acordo com os exames realizados.
Mas lembre-se, cada bebê é único e esse acompanhamento é a maneira como cuidamos do bebê que está prestes a chegar.
Quer ter um acompanhamento profissional para saber sobre o crescimento fetal do seu bebê? Entre em contato agora mesmo e marque uma consulta.