Thumbnail-ácido-fólico-2

Ácido Fólico: a importância do consumo durante a gestação

A gestação é um momento em que ocorre muitas transformações no organismo e então para dar conta da evolução saudável do embrião, uma alimentação saudável é fundamental.

É nesse ponto que entra o ácido fólico, que auxilia na prevenção de malformações neurológicas do bebê e desenvolvendo o sistema imunológico da grávida, a fim de evitar problemas de saúde.

Continue a leitura para saber mais sobre a importância desse nutriente!

Entenda a função do ácido fólico no corpo

É uma maneira sintética da vitamina B9, uma das vitaminas do complexo B, sendo um potente antioxidante.

Além disso, ajuda na síntese e reparação do DNA, na divisão das células, formação de hemácias, produção de proteínas e entre outros atributos. Portanto, é um nutriente fundamental para a saúde em todas as etapas da vida.

O que muda com a gestação?

Durante esse período, o ácido fólico se torna um nutriente fundamental, pois é ele que vai auxiliar na formação e desenvolvimento fetal.

Durante a gestação, o folato, como é chamada a vitamina B9 que é encontrada nos alimentos, é muito importante para a formação do sistema nervoso do bebê, auxiliando no fechamento do tubo neural, uma estrutura embrionária que vai dar origem ao cérebro e à medula espinhal.

Como funciona a suplementação com o ácido fólico?

Ela costuma ser recomendada para gestantes, pois nem sempre conseguimos mensurar com exatidão a ingestão diária de folato, já que a forma de realizar a preparação dos alimentos pode causar perdas de nutrientes.

Sem contar, que alguns medicamentos também prejudicam a absorção do ácido fólico durante a gestação.

CTA-Instgram

Quando deve começar a tomar?

Muitas pesquisas mostram que o ácido fólico é fundamental para a formação do tubo neural do feto. É uma estrutura que deve ser fechada em torno do 28º dia da gestação, momento em que algumas mulheres ainda não sabem de fato que estão esperando um bebê.

Outro fator importante que precisamos levar em consideração é que a formação dos órgãos do bebê acontece durante o primeiro trimestre, por isso, a suplementação com o ácido fólico na gestação pode ser recomendada neste período.

Como o ácido fólico auxilia na saúde materna?

Ao ser ingerido, a grávida cuida da saúde do bebê e dela ao mesmo tempo, além de ser um nutriente essencial à qualidade de vida de qualquer pessoa.

Para as grávidas, auxilia na diminuição da pressão arterial, na produção do hormônio serotonina e fortalece o sistema imunológico.

Além disso, ele auxilia na prevenção da anemia, já que atua na renovação dos glóbulos vermelhos do sangue.

Gravidez-Saude-acido-folico

Conheça os alimentos que contém ácido fólico

A natureza nos fornece inúmero nutrientes que precisamos através da alimentação, o folato é encontrado principalmente nas folhas verde-escuras, leguminosas, cereais e grãos integrais.

Confira uma lista de alimentos ricos em ácido fólico:

  • Aspargos;
  • Brócolis;
  • Beterraba crua;
  • Feijões, ervilhas e lentilha;
  • Amendoim;
  • Gérmen de trigo;
  • Espinafre, salsinha e couve.

Além desses alimentados citados acima, o consumo constante de arroz e pães integrais, gema de ovo, fígado e peixes também auxiliam na manutenção de bons níveis de ácido fólico no organismo.

Mito x Verdade sobre o ácido fólico na gestação

Ajuda a engravidar?

Mito! Porém, quando a mulher decide engravidar, o seu consumo antes mesmo da concepção auxilia no desenvolvimento neural do bebê.

Pode ser tomado em qualquer dosagem?

Mito! Somente o seu médico pode indicar a quantidade que cada grávida pode ingerir.

O ácido fólico precisa permanecer depois da gestação e durante a amamentação?

Nem mito, nem verdade! Uma dosagem alta pode aumentar as chances de o bebê desenvolver autismo.

Mas em alguns casos ele precisa continuar sendo usado após o parto e durante a amamentação, mas isso só o médico pode prescrever.

acido-folico-gravida

Consigo ácido fólico apenas através da alimentação saudável?

Mito! Ainda que o nutriente esteja em alguns alimentos, dificilmente, será muito difícil apenas com a alimentação durante a gestação, mesmo que balanceada.

Toda grávida precisa tomar?

Verdade, mas temos algumas restrições! É recomendável que toda mulher que esteja em idade reprodutiva que quer engravidar faça o uso pelo período que o médico prescreveu. Porém, essa prescrição irá depender da dosagem existente no organismo, que é avaliada pelos exames de sangue.

Existem dosagens diferentes de ácido fólico?

Verdade! A dosagem varia de acordo com o resultado dos exames da grávida, do estilo de vida, alimentação, genética, histórico de saúde e outros pontos.

Inserir ácido fólico engorda?

Mito! O organismo elimina esse nutriente, através da urina.

Possui contraindicações?

Mito! Ele é bem aceito pelo organismo e apresenta baixa ocorrência dos efeitos colaterais.

Quando ocorrem, são pontuais e são relacionados a distúrbios gastrointestinais como flatulência e náuseas, ou até alergias cutâneas.

Precisa de mais orientações sobre o ácido fólico? Ficou com alguma dúvida? Agende uma consulta conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você: