É inevitável de quem passa pelo aborto por repetição entender as causas de como tudo isso aconteceu.
O aborto é caracterizado pela interrupção de uma gestação antes do feto conseguir sobreviver fora da barriga, ou seja, essa interrupção se dar antes das 22 semanas e o feto deve pesar menos de 500 gramas.
Há diversos tipos de abortos como o abortamento retido, inevitável ou incompleto, abortamento completo, o aborto por repetição e outros. Hoje vamos abordar sobre o aborto por repetição e suas causas, confira abaixo.
O que é o Aborto por repetição?
É considerado esse tipo de aborto quando a mulher sofre 3 abortos seguidos. Além disso, o aborto é uma situação mais comum do que imaginamos, ocorrendo em cerca de 20% das mulheres.
Esse é um número que vale tanto para gestações naturais quanto para os casos de fertilização. Vale lembrar que o período que a mulher precisa ter um cuidado maior é no primeiro trimestre, quando o bebê ainda está em processo de formação, porém o aborto pode ocorrer em qualquer etapa da gestação.
Conheça as 4 principais causas do Aborto por repetição
1 – Genética
O bebê normal possui 23 cromossomos, quando há uma alteração nesse número tanto para cima quanto para baixo, o aborto pode ocorrer.
As maiores chances de isso acontecer são quando há uma gravidez na idade mais avançada da mulher, então é preciso tomar maiores cuidados, pois já é comum que a mãe possa ter filhos com doenças genéticas.
2 – Anatômicas
Quando há diferença na anatomia do útero, como útero bicorno, septado também pode causar o aborto por repetição. Outro fator importante para analisar são os miomas acima de 4cm ou que, de alguma forma, podem afetar a cavidade endometrial.
Outra mudança anatômica que pode fazer o aborto acontecer é a formação de pólipos ou mulheres que possuem adenomiose.
3 – Trombofilias
É uma doença que aumenta o risco de formação de trombos, ou seja, coágulos que se instalam nos vasos sanguíneos e podem obstruir a passagem do sangue.
4 – Endócrinas
No caso das mulheres grávidas, os distúrbios endócrinos que se desenvolvem nessa fase acabam sendo bem particulares, como o Diabetes Gestacional, além da Insuficiência do Corpo Lúteo, que é uma redução na progesterona, também é uma das alterações endócrinas que pode ocasionar em um aborto.
Como conseguir engravidar após ter Aborto por repetição?
A primeira etapa é ir em um médico especialista em reprodução humana, ele será capaz de auxiliar o casal a partir da identificação das causas do aborto por repetição.
Depois que a causa for descoberta, o tratamento pode ser iniciado e feito de diversas maneiras, de acordo com a necessidade de cada mulher.
Dependendo do que foi ocasionado o aborto por repetição, pode ser recomendada que a mulher tenha uma mudança de hábitos, ou até a realização de uma Fertilização in Vitro (FIV) para que a mulher possa ter condições de engravidar novamente.
Porém, a boa notícia é que, independentemente das causas do aborto de repetição, mulheres que passaram por esse acontecimento possuem uma chance de 70% de engravidar e ter uma gestação saudável.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco para marcar uma consulta.