fertilidade-Masculina-Thumbnail-2

Riscos para a Fertilidade Masculina

Você sabia? Os fatores de riscos para a infertilidade masculina podem ser divididos em 4 categorias, que são:

  • Fator testicular;
  • Tóxicos;
  • Iatrogênicos;
  • Relação sexual;

Todos esses fatores citados acima acabam prejudicando de alguma forma a fertilidade do homem. Como resultado na sua maioria podem refletir na análise do sêmen: o espermograma. Dessa forma o espermograma tem como principal análise a concentração dos espermatozoides, pelo menos 20 milhões/ml, morfologia e a motilidade, metade deles devem ter movimentos robustos e direcionais, quando há alterações dessas características podem levar à infertilidade.

Fatores testiculares

Criptorquidia (testículos que não desceram)

Durante a gravidez, os testículos do bebê crescem dentro do abdômen dele e somente depois do nascimento descem para a bolsa escrotal. Às vezes, mesmo após o nascimento, os testículos permanecem no interior do abdômen, porém se continuarem por alguns anos isso poderá levar à infertilidade. Assim caso essa descida não ocorra de forma natural, este problema deverá ser corrigido através da cirurgia realizada nos primeiros dois anos de vida.

Torção dos testículos

A torção dos testículos é um processo muito agudo que ocorre somente em 1 a cada 4 mil crianças ou adolescentes, onde pode haver infertilidade. É uma situação que causa uma dor muito aguda na região dos testículos, o tratamento é a cirurgia e que deverá ser realizada no período de 8 a 12 horas para que os espermatozoides não percam a qualidade.

Varicocele

É a dilatação das veias que circulam os testículos provocando um defeito valvular destes vasos sanguíneos, portanto essa alteração causa um aumento na temperatura local prejudicando a produção dos espermatozoides.

Ela ocorre em torno de 15% da população masculina, e é encontrada em 50% dos homens com dificuldade em ter o seu primeiro filho e em até 69% são homens que já são pais. A varicocele é classificada por grau de severidade e vai do grau 1 até grau 4. Dessa forma os graus avançados são responsáveis pela infertilidade e devem passar por cirurgia para a correção.

Infecções

Infecções do trato genital tanto de próstata, epidídimo ou testículo, podem causar infertilidade. As infecções por clamídia, onde muitas vezes não há sintomas, têm sido uma das responsáveis pelo aumento dos casos de infertilidade e por esse fator merece uma atenção especial.

A caxumba depois da puberdade pode afetar cerca de 30% dos homens com a diminuição dos espermatozoides, por isso a vacinação é tão importante.

CTA-Instgram

Fatores tóxicos

Estilo de vida não saudável

Drogas recreativas como o cigarro, bebida alcoólica e a maconha podem colocar em risco a fertilidade masculina. Estudos mostram que fumar mais de 20 cigarros por dia pode levar a alterações de concentração dos espermatozoides. Dessa forma o álcool quando consumido em excesso também pode estar associado à diminuição da testosterona e no volume do sêmen.

O uso direto de esteróides anabolizantes sintéticos e suplementos que possuem como base a testosterona também podem ter ação direta no testículo, em suma podem impedir que os hormônios masculinos sejam produzidos de forma adequada.

Outro fator, são os hábitos que exponha a bolsa escrotal ao calor e com isso pode prejudicar o processo de maturação dos espermatozoides, portanto é o que ocorre nas profissões onde o homem trabalha em forno que possuem altas temperaturas, roupas apertadas e o uso de notebooks próximos aos genitais.

Medicamentos usados para tratamentos de doenças

Há diversos medicamentos que podem influenciar negativamente a fertilidade masculina, entre eles:

  • Finasterida e Duasterida que são antiandrogênios e são utilizados para calvície;
  • Espirolactona, um diurético de fraca potência;
  • Bloqueadores de cálcio, como Nifedipina, Adalat e Ancoron;
  • Colchicina que é para a hipertensão arterial;
  • Alopurinol para o tratamento de gota;
  • Cimetidina e ranitidina para o tratamento de gastrite e úlceras;
  • Cetoconazol para o tratamento de micoses.

Outro fator que também pode afetar a fertilidade é a quimioterapia e radioterapia, por isso que homens que não possuem filhos precisam ser avisados, para congelar o sêmen ou fazer a biópsia testicular seguido do congelamento como opções para a preservação da fertilidade.

As toxinas presentes no meio ambiente, como os solventes, pesticidas e alguns metais como o chumbo e o manganês, podem prejudicar também a fertilidade masculina.

fertilidade-masculina-Infertilidade

Fatores Iatrogênicos

São causados pelo próprio tratamento médico, o que corresponde aos efeitos colaterais e indesejados de tratamentos que foram executados de forma correta, porém causaram efeitos inconvenientes no organismo.

Alguns procedimentos cirúrgicos podem levar a alteração na diminuição do sêmen durante a ejaculação ou até na ereção, assim isso pode acontecer devido às cirurgias de próstata.

Fatores que estão ligados à relação sexual

Alguns fatores que atrapalham a fertilidade são: a impotência, ejaculação precoce, ejaculação retrógrada, falta de ejaculação e a dificuldade de penetração.

Ficou com alguma dúvida? Então marque uma consulta para conversarmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você: