Sabemos que a hidratação é essencial para todos, seja no verão ou inverno e que o corpo humano é composto por 65% de água, tornando-a um elemento primordial para a sobrevivência.
Com isso, o consumo de água tem um papel imprescindível no desenvolvimento do feto, e só essa afirmação já nos mostra o quão essencial é a hidratação durante a gravidez.
Mas além de ser importante para o feto, a água também tem um papel essencial para as gestantes na diminuição da retenção de líquido e prisão de ventre.
Entenda nesse artigo qual é a recomendação diária, benefícios de uma boa hidratação e técnicas para te ajudar a consumir mais água por dia.
Qual é a recomendação diária de consumo de água na gestação?
De acordo com a Agência Europeia de Segurança Alimentar, é indicado que as gestantes aumentem o consumo de água diário em, no mínimo, 300ml, com isso é recomendado a ingestão de 2 a 3 litros diários.
Além disso, é válido ressaltar que o consumo precisa ser feito de maneira regular, ou seja, o intervalo entre um copo de água e outro não pode ser maior do que 5 horas.
Sabemos que algumas pessoas só recorrem a água quando sentem sede, mas o ideal é que o consumo se torne frequente para evitar chegar ao ponto de sentir sede, principalmente para as gestantes, afinal a sede é um sinal de que o seu corpo já está desidratando, por isso é válido tomar cuidado e prestar atenção.
Entenda a importância da água na gestação
Para as gestantes, a água tem como benefício deixar o sangue mais fluído, auxiliando na nutrição e oxigenação do corpo. Além disso, estar com a hidratação em dia ajuda no combate de infecções urinárias e proporciona um contraponto no aumento dos hormônios no corpo.
Uma dieta rica de fibras combinada com uma boa hidratação diminui a chance de hemorroidas e constipação, além de auxiliar no desconforto gástrico, como azia e náuseas.
Já para o bebê, a água e consequentemente a hidratação oferecem nutrição e proteção, afinal ela influencia diretamente o volume do líquido amniótico, com isso gerando um impacto direto na proteção do bebê dentro do útero e o fluxo de nutrientes que vão até o bebê.
Agora esteticamente falando, outra vantagem de consumir bastante água na gestação é a proteção contra estrias.
Confira os benefícios do consumo de água na gestação
Quando há o consumo da recomendação diária os benefícios são diversos tanto para você quanto para o bebê, listamos os 6 principais, confira:
- Auxílio na formação do líquido amniótico, fazendo com que o desenvolvimento do bebê seja melhor;
- Melhora no trânsito intestinal;
- Regulamento do funcionamento dos rins, diminuindo o risco do surgimento de pedras;
- Auxílio no transporte de nutrientes para todo o corpo e na eliminação de toxinas;
- Melhora do aspecto da pele e cabelo;
- Diminuição na retenção de líquido que é muito comum nas gestantes.
3 dicas de como manter o consumo de água na gestação
Se você já é uma pessoa que não possui o hábito de beber a quantidade recomendada de água por dia, essa mudança por ser um pouco difícil, mas com algumas dicas o processo ficará mais fácil.
A primeira dica é utilizar o seu celular como ajudante, afinal há diversos aplicativos que vão te ajudar a criar esse hábito, eles te lembrarão quando for a hora de se hidratar, dessa maneira no final do dia você conseguirá ter controle da quantidade certa de água que bebeu e se conseguiu bater sua meta do dia.
A segunda dica é reutilizar garrafas de água ou comprar para sempre tê-las por perto para facilitar a ingestão.
Terceira dica é incluir na sua alimentação alimentos que sejam ricos em água, como sucos, legumes e frutas, mas é válido lembrar que esses alimentos não substituem o consumo de água, eles só irão ser aliados.
Confira os tipos de líquidos para consumir durante a gestação
Pode parecer óbvio, porém nem toda gestante consegue se beneficiar da mesma maneira com a água ou outros líquidos, por isso te trouxemos o que é mais indicado.
Água
A água mais indicada é a mineral que tem um baixo teor de sódio e sem gás, afinal as bolhas podem causar inchaço, além disso, é válido ressaltar que outras pessoas não bebam da sua garrafa ou copo para evitar a contaminação bacteriana.
Aliás, evite tomar líquidos muito gelados, pois eles forçam o corpo a aquecê-los gastando mais calorias e acabam oferecendo risco de dores gastrointestinais.
Sucos
Sempre prefira sucos naturais na sua dieta, que sejam ricos em vitaminas, livres de corantes e açúcar, eles podem se tornar uma alternativa para quem possui dificuldade em consumir água, além de algumas frutas oferecerem benefícios à saúde.
Leite
Ele é um poderoso aliado na hidratação, afinal concentra 90% de água e ainda conta com cálcio e proteínas, elementos de extrema importância durante a gravidez. Escolha as versões desnatadas ou semidesnatadas, pois elas possuem menos gordura.
Alimentos
Sim, se você possui dificuldade em consumir água, adicione alimentos que proporcionem a hidratação, como frutas e legumes que possuem em média 90% de água na sua composição.
Porém, continue se esforçando para beber água, ela é um elemento de extrema importância.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco para marcarmos uma consulta e entendermos melhor a sua necessidade nessa fase tão importante da sua vida.