THUMBNAIL_PAPANICOLAU

Papanicolau: Saiba tudo sobre o exame

O exame de Papanicolau permite o diagnóstico, doenças sexualmente transmissíveis e até alguns tipos de câncer genital.

O que é o Papanicolau?

A colpocitologia oncológica, é conhecida popularmente por Papanicolau, além disso é um exame ginecológico de citologia simples, rápido, normalmente indolor e extremamente importante para a saúde da mulher.

E é usado para detectar alterações histológicas de células que estão presentes no colo do útero.

O seu nome mais popular é devido a Georges Papanicolau, patologista que criou o método de realização desse exame no início do século XX.

papanicolau-ajuda-medica

Entenda para que serve o Papanicolau

O objetivo principal desse exame é detectar lesões causadas pela infecção através do HPV, quem em certos casos pode evoluir para o câncer de colo do útero.

É valido ressaltar que, nem toda lesão por HPV evolui para câncer, porém praticamente todos os cânceres de colo do útero vem de infecções causadas por esse vírus, por isso é um exame de tremenda importância clínica.

Quais são doenças o Papanicolau detecta?

O Papanicolau não é utilizado para detectar doenças, mas sim para identificar a infecção causada pelo HPV e as lesões do câncer de colo do útero, que muitas vezes é disfarçado ou não há sintomas.

O exame é realizado para identificar a presença de lesões citopatológicas que antecedem o desenvolvimento do câncer de colo do útero.

Porém, é possível que o exame detecte infecções por outro microorganismos de maneira eventual, como Chlamydia trachomatis, Gardnerella vaginalis, Neisseria gonorrhoeae e outros.

CTA-Instgram

Como é realizado?

Ele é feito pela introdução do espéculo na vagina e através de uma pequena espátula, o médico faz uma raspagem no colo do útero e com uma escova cervical realiza a coleta do material que é enviado ao laboratório para análise.

Como deve ser o preparo para a realização do Papanicolau

Ele é bem simples, da maneira que é necessário apenas:

  • Não ter relação sexual nas últimas 72 horas;
  • Não fazer duchas íntimas;
  • Não utilizar cremes e lubrificantes vaginais.

Além disso, não pode ser coletado durante o ciclo menstrual, pois com a presença do sangue a análise do material pode ser afetada.

Este é um exame que pode ser realizado durante a gestação, inclusive faz parte da rotina de exames pré-natais.

papanicolau-como-e-feito

Os resultados do Papanicolau

Ele pode apresentar os seguintes resultados:

  • Papanicolau normal: sem presença de células malignas ou pré-malignas;
  • ASCUS – células escamosas atípicas de significado indeterminado: é um resultado anormal, dos quais as células apresentam alguma anomalidade, porém não há sinais de lesões pré-malignas ou malignas;
  • ASCH – células escamosas atípicas não podendo excluir HSIL: existe células com anomalia, cuja malignidade ou pré-malignidade não é capaz de ser afastada;
  • LSIL – lesão intraepitelial escamosa de baixo grau: há uma displasia discreta, com baixo risco de a lesão ser câncer;
  • HSIL – lesão intraepitelial escamosa de alto grau: células com uma displasia importante, com um alto risco de serem malignas ou evoluírem para um câncer.
CTA-Facebook

Os resultados de ASCH e HSIL, devem ser investigados de maneira mais intensa, pois possuem o risco de evoluírem para câncer de colo do útero. Através da realização de colposcopia com coleta de biópsia de tecido vertical, que tem que ser encaminhada para exame anatomopatológico.

Ficou com alguma dúvida? Está com o exame em dia? Se não, nos procure para a realização de todos os exames necessários e para tirar as suas dúvidas.

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais conteúdo para você: